PUBLICIDADE

TRE nega inelegibilidade de deputado reeleito com base em Sorriso

PUBLICIDADE

A corregedora do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, Maria Helena Póvoas, negou liminar ao deputado estadual reeleito José Domingos (PSD) contra o também deputado estadual reeleito  Mauro Savi (PR) e a coligação dele. Era requerida a busca e apreensão de supostos panfletos apócrifos no comitê de campanha com difamação em tese, e posterior julgamento pela decretação de inelegibilidade do adversário. Ele alegava veiculação de fatos desabonadores de honra, o que indicaria utilização indevida dos veículos de comunicação social.

Domingos destacou, na ação, que requerera à Polícia Federal a "instauração de inquérito policial a fim averiguar a autoria da criação/propagação de imagem difamatória/injuriosa de cunho eleitoral" em seu disfavor. Acresceu que em diligências extrajudiciais, “descobriu que o responsável pela divulgação da imagem apócrifa é um dos principais coordenadores de campanha do candidato Mauro Savi. A campanha negativa também aconteceria por um aplicativo de mensagens entre celulares.

A desembargadora considerou que José Domingos “não demonstra qualquer resultado que possa ter surgido a partir do inquérito policial que alega ter sido instaurado, e que poderia indicar com alguma razoabilidade e plausibilidade o autor ou autores do fato narrado na inicial. Trata-se, portanto, de mera ilação, de suposição aparentemente infundada, até porque não apresenta o fundamento de sua afirmação de que teria descoberto que o responsável seria um dos coordenadores de campanha do ora representado”.

Em outros termos, destacou ter-se “por extremamente temerária a adoção de semelhante providência judicial ora requerida, sem que o autor tenha reunido na inicial elementos de prova ou indiciários suficientes, eis que, num exercício de mera conjectura, poderia um candidato sem escrúpulos espalhar notícia que lhe é ofensiva, com o intuito de indicar ao magistrado seu maior adversário como autor, de forma a tê-lo afastado da disputa, o que pode acontecer por anos a fio se o juiz o declarar inelegível por conta da conduta denunciada”. Ainda cabe recurso para a decisão.

Apuração oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta que Zé Domingos foi reeleito com 21.121 votos. Já Savi, mais votado no Estado, com 55.233.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Câmara adia votação do aumento de salários de prefeito e vereadores em Guarantã

A sessão extraordinária da câmara de Guarantã do Norte...

Justiça reprova contas do prefeito eleito de Cuiabá

O prefeito eleito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL) teve...

Recesso na prefeitura de Sinop começa dia 23

A prefeitura de Sinop entrará em recesso administrativo no...
PUBLICIDADE