Hoje é dia de eleição e os mais de dois milhões de eleitores mato-grossenses aptos a votar terão a oportunidade de escolher seus representantes nas esferas estadual e federal. Caso os postulantes ao governo ou presidência não alcancem a margem necessária para a vitória hoje, o segundo turno está marcado para acontecer no dia 26 deste mês entre o primeiro e o segundo colocados.
Visando o governo de Mato Grosso concorrerem o atual senador e ex-procurador da República, Pedro Taques (PDT); o médico e ex-vereador por Cuiabá, Lúdio Cabral (PT); a ex-secretária de Estado de Cultura, Janete Riva (PSD); o advogado José Roberto (PSOL) e o jornalista José Marcondes, o “Muvuca” (PHS), que está com o registro indeferido pelo Tribunais Regional Eleitoral de Mato Grosso (TSE) e Superior Eleitoral (TSE), mas seu nome estará na urna devido a um recurso protocolado no Supremo Tribunal Federal (STF).
Ao Senado concorrem o atual deputado federal Wellington Fagundes (PR), o ex-governador Rogério Salles (PSDB), o produtor rural Rui Prado (PSD) e o servidor público Gilberto Lopes Filho (PSOL).
Mato Grosso tem direito a oito cadeiras na Câmara Federal e, de acordo com dados do TSE, 113 políticos concorrem a estas vagas.
Já na Assembleia Legislativa são 24 cadeiras e 336 buscam estes espaços.
Para presidente concorrem a atual presidente Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB), Marina Silva (PSB), Pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV), Zé Maria (PSTU), Rui Costa Pimenta (PCO), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Mauro Iasi (PCB).
Caso o eleitor queira saber mais informação sobre o candidato e o número pode acessar o site do TSE.