Propaganda eleitoral e o lixo produzido na semana das votações, que acontecem dia 5, foi tema de um encontro, no Cartório Eleitoral de Sorriso, entre a Justiça Eleitoral, promotoria, partidos políticos e fiscais que trabalharão no pleito. “Nós estamos fazendo uma reunião para lançamento da campanha cidade limpa pra pedir que o candidato tenha consciência de não sujar o município de Sorriso, Nova Ubiratã e Ipiranga do Norte no dia da eleição, com o slogan da campanha ‘Candidato que joga santinho na rua, não respeita sua cidade’. É crime jogar santinho na rua no dia da eleição”, explicou a juíza eleitoral Ana Graziela Vaz de Campos.
Quem desrespeitar a lei será punido, segundo a juíza. “Tem punição, tem detenção de seis meses à um ano, eu já pedi reforço ao comandante da Polícia Militar na véspera da eleição, durante toda a madrugada. Então será feita a prisão em flagrante, e além da pena de detenção, existe multa pesada pra pessoa que está sujando e haverá investigação pra saber se o candidato está envolvido nesses casos.”
A juíza afirmou ainda que todos os presos em flagrante “em Sorriso e em Nova Ubiratã serão levados para a Delegacia de Polícia mesmo e Ipiranga do Norte, como não temos Delegacia, foi requisitada a Câmara de Vereadores para o cadeião no dia da eleição.” Além disso, no domingo “as denúncias podem ser feitas pelo sistema pardal, somente para celular com sistema android. O eleitor tira a foto e encaminha do pardal e pode também entrar em contato com o cartório eleitoral ou ouvidoria do TRE ou com o ministério público”, finalizou a magistrada. O encontro aconteceu na sexta-feira (26).