A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) está organizando, para o dia 4 do próximo mês, o painel “Perspectivas de um Mato Grosso Municipalista”, a ser realizado no auditório da instituição, com a participação dos prefeitos e os candidatos ao governo do Estado e ao Senado Federal. A instituição irá convidar para participar do evento os candidatos a esses cargos que estão disputando as eleições deste ano.
De acordo com a programação, a partir das 8h, estão previstas as apresentações dos candidatos ao Senado Federal, Rui Prado (PSD); Wellington Fagundes (PR) e Rogério Sales (PSDB). A partir das 14h, estão previstas as apresentações de José Riva (PSD); Lúdio Cabral (PT); Pedro Taques (PDT); José Marcondes Muvuca (PHS) e José Roberto (PSOL).
O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Valdecir Luiz Colle, o “Chiquinho”, explicou que o painel será um espaço democrático onde os candidatos ao governo do Estado e ao Senado Federal poderão apresentar suas propostas e compromissos em prol do municipalismo a partir de 2015.
Conforme Chiquinho, o encontro com os candidatos será uma grande oportunidade para os prefeitos conhecerem as propostas, além de argumentar e contribuir com o melhor plano de governo para Mato Grosso. “Vamos saber quais serão os compromissos que os candidatos vão assumir com os gestores a partir do próximo ano”.
Ele citou problemas relacionados às áreas de Saúde, Educação, Transporte, Infraestrutura, Econômico e Social. A luta dos gestores é constante na busca melhoria para a qualidade de vida da população.
Chiquinho avalia que a reunião será importante, pois os municípios precisam de apoio, considerando a histórica crise financeira que compromete investimentos básicos no atendimento das demandas locais. Além disso, existe uma ampla pauta municipalista, com propostas em tramitação no Congresso Nacional e demandas estaduais que visam facilitar a governabilidade nos municípios.
Entre os itens da pauta nacional, destacam-se os seguintes: aumento do Fundo de Participação dos Municípios – FPM, atualização da Lei do Imposto sobre Serviços – ISS, partilha dos royalties e encontro de contas com a Previdência Social.