O juiz da Comarca de Juscimeira, José Eduardo Mariano, determinou o afastamento de Valdecir Luiz Colle, o “Chiquinho” (PSD), do comando da prefeitura e de José Ozette Freitas da Secretaria municipal de Saúde. O magistrado acatou ação por improbidade administrativa protocolada pelo Ministério Público Estadual.
Segundo a denúncia, ocorreram vários desmandos na gestão da saúde do município como “práticas abusivas, inclusive com a cobrança para realização de exames médicos, como raio-x, o que dera causa à propositura da ação civil pública, ante os atos omissivos e comissivos”, diz trecho da decisão.
A ação do MPE também aponta falta de transparência da gestão municipal, além da demora para responder os questionamentos. “Constatou-se através o Inquérito Civil nº 31/2014 que os requeridos chegaram a demorar por mais de ano a responder ofícios do Ministério Público requisitando providências, com a demonstração de má vontade em trabalhar com eficiência ou muita má gestão do prefeito em não controlar e/ou exonerar seus funcionários”, diz trecho do documento.
Chiquinho que também é presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e o secretário ainda não foram encontrados para ser notificados pelo oficial de justiça. Assim que receberem a decisão, devem deixar os postos. Com isso, o vice-prefeito Daniel Matheus Barbosa deve assumir o posto.
Outro lado – até o momento o gestor municipal não se pronunciou sobre o assunto e seu telefone celular estava desligado. Ele pode recorrer desta decisão.