O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Orlando Perri, adiou a visita que faria a Sinop, na sexta-feira, para escolher o imóvel onde será construído o fórum da justiça estadual. O motivo não foi confirmado nem se foi marcada nova data. São 4 áreas para o judiciário escolher todas com mais de 30 mil metros quadrados. 3 ficam no setor leste, nas proximidades do Centro de Eventos Dante de Oliveira, onde já está sendo construído o fórum da Justiça Federal, e outra, em novo loteamento que está sendo formado, próximo ao aeroporto.
As empresas ofertaram os imóveis para o judiciário com a estratégia de ter o fórum em suas áreas com objetivo de expandir as vendas de mais lotes, nas proximidades, em curto espaço, e também valorizar o empreendimento. O assunto vem sendo tratado há mais de 3 meses. O judiciário não aceita área inferior a 30 mil metros quadrados por conta do pré-projeto da nova sede para comportar toda a estrutura e ter área 'disponível para expansão futura'.
Uma fonte de Só Notícias do judiciário em Sinop disse, neste domingo, que a palavra final onde será construído o fórum será dada pelo presidente Orlando Perri. Ele deve ir até os imóveis e ouvir a opinião de juízes e demais lideranças.
O fórum atual está no centro da cidade, ao lado da Catedral, e sua estrutura está pequena diante da ampliação da estrutura que ocorreu nos últimos anos (com a criação de novas varas). Na nova sede, poderá abrigar mais duas varas ( com mais dois juízes e diversos servidores) sendo elevado para entrância especial.