A propaganda eleitoral gratuita inicia no dia 19 de agosto e os marqueteiros e candidatos já trabalham conceitos para exibir à população de Mato Grosso para angariar votos do eleitorado. Alguns preferem manter o mistério e outros são mais abertos e comentam as estratégias e os motes para fisgar o eleitor.
Júlio Valmórbida, ao lado de Marcelo Rios, são os responsáveis pela condução da campanha de José Riva (PSD), da coligação Viva Mato Grosso, ao governo de Mato Grosso. "Prefiro não adiantar, não falar sobre o horário eleitoral e o conceito da campanha porque são informações estratégicas. É o meu perfil preferir manter o efeito surpresa", explicou Valmórbida.
Contudo, o próprio Riva em entrevista ao Jornal da Manhã, da TV Record, já deu pistas de que a campanha eleitoral será uma oportunidade de provar a inocência dele. "Não vou correr disso, não desviei dinheiro. Quem conheceu a Assembleia na época em que assumi e conhece hoje sabe o que fiz e sabe da transformação.Pergunte a qualquer funcionário como era e como está agora", desafiou.
Responsável pela condução do marketing eleitoral da campanha de Lúdio Cabral (PT), da coligação Amor a Nossa Gente, o marqueteiro Carlos Rayel diz que os primeiros programas eleitorais terão perfil propositivo e como ainda está longe da estreia do horário eleitoral disse que ainda não gravou os programas. Rayel comentou que o conceito da campanha é de acordo com o perfil do candidato e não deve ser muito diferente da campanha de Lúdio a prefeito de Cuiabá em 2012.
Também é previsto destacar o apoio que o petista tem de figurões do partido como a presidente da República Dilma Rousseff, em campanha de reeleição, e do ex-presidente Lula. "O Lula tem uma aprovação como ninguém e tem a Dilma que fez tanto por Mato Grosso, em volume de obras, mas ainda não está definido se eles estarão nos primeiros programas eleitorais, ainda está muito longe de estrear campanha", argumentou.
Marqueteiro do candidato Pedro Taques (PDT), Antero Paes de Barros comentou que a campanha será baseada na questão da mudança que ele promete ser para o Estado. "O programa será propositivo, não vamos aceitar provocações e baixarias. Vamos mostrar que é possível mudar o estado e Taques é o mais preparado e não precisa de maquiagens de marqueteiro. Vamos mostrar o Pedro como ele é”.