Com o objetivo de garantir um pleito eleitoral tranquilo e seguro, representantes da Segurança Pública, Justiça Eleitoral e Ministério Público Estadual se reuniram, hoje, para dar continuidade aos preparativos das eleições. O encontro tratou das ações para evitar crimes eleitorais ou qualquer outro tipo de eventualidade que possa comprometer o pleito nos municípios de Tangará da Serra, Barra do Bugres, Arenápolis, São José do Rio Claro, Sapezal, Brasnorte e Campo Novo do Parecis.
Sobre a segurança pública, o secretário estadual Alexandre Bustamante disse que as eleições vão acontecer de forma integrada com as forças de segurança estadual, federal e municipal. “Nosso planejamento nas eleições é traçado para dar conforto ao cidadão para que ele possa escolher, de forma tranquila, o seu candidato. A segurança pública trabalha de forma planejada, com a inteligência atuando de forma antecipada. Caso algum local apresente situação de risco, o policiamento será reforçado”.
Bustamante ressaltou o uso intenso do trabalho de inteligência durante o período de eleições. “A inteligência vai checar todas as denúncias recebidas pelo novo aplicativo do TRE, Pardal, e por meio dos números de denúncias. As informações serão centralizadas e compartilhadas com o tribunal através do Gabinete de Gestão Integrada”, enfatizou.
Para o presidente do TRE, desembargador Juvenal Pereira da Silva, a segurança pública é importante não só para a realização do pleito, mas para a segurança de todos os eleitores. “Vamos traçar estratégias para que sejam distribuídas as forças policiais fazendo com que todos tenham a tranquilidade para se dirigir às urnas e exercer o seu direito de voto de forma livre e consciente".
O encontro no município faz parte da agenda estabelecida pelo tribunal que prevê visitas aos municípios polos com o objetivo de fixar as diretrizes de trabalho da Justiça Eleitoral para as eleições, observando o contexto no qual encontra-se cada uma das 60 Zonas Eleitorais do Estado.