PUBLICIDADE

Ibope aponta que Ana Amelia com 37% no Rio Grande do Sul e Tarso com 31%

PUBLICIDADE

Na primeira pesquisa de intenção de voto realizada pelo IBOPE Inteligência a pedido do Grupo RBS no Estado do Rio Grande do Sul, após a definição das candidaturas, a candidata Ana Amelia Lemos (PP) apresenta 37% das menções na disputa pelo Governo Estadual, seguida pelo atual governador Tarso Genro (PT), com 31% das citações. Levando-se em conta a margem de erro da pesquisa, que é de 3 pontos percentuais, há empate técnico entre os dois candidatos.

Em um patamar inferior, José Ivo Sartori, do PMDB, aparece com 4% das menções e Vieira da Cunha (PDT) tem com 2% das intenções de voto. Joao Carlos Rodrigues (PMN) e Roberto Robaina (PSOL) apresentam 1% das menções cada, quando a pergunta é estimulada com a apresentação de um disco com os nomes dos candidatos. O nome dos candidatos Estivalete (PRTB) e Humberto Carvalho (PCB) constavam no disco apresentado, mas as menções a cada um não atingem 1% dos votos.

A proporção dos que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto soma 9%, enquanto os indecisos chegam a 15% dos eleitores gaúchos.

Na pergunta espontânea, ou seja, sem a apresentação do disco com os nomes dos candidatos, Tarso Genro atinge 15% das intenções de voto, ao passo que Ana Amelia Lemos obtém 14%. Já os demais candidatos são citados por no máximo 1% dos eleitores cada. Nesta pergunta, 59% dos eleitores gaúchos afirmam estar indecisos quanto ao voto para governador, uma proporção comum no início de campanha, quando os eleitores ainda não conhecem todos os candidatos. Outros 8% dos eleitores declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto.

Expectativa de vitória – Independentemente da intenção de voto, 37% dos eleitores do Rio Grande do Sul acreditam que Tarso Genro será eleito governador nas eleições deste ano, enquanto 32% declaram que a vitória será de Ana Amelia Lemos. Os demais candidatos são mencionados por no máximo 2% dos eleitores cada, enquanto 25% dos entrevistados dizem não saber ou preferem não responder a pergunta.

Rejeição – O candidato Tarso Genro (PT) apresenta, neste momento, a maior taxa de rejeição: 29% dos eleitores declaram que não votariam nele de jeito nenhum. Por sua vez, Ana Amelia Lemos (PP) é rejeitada por 11%. O candidato do PRTB, Estivalete, é citado por 7% dos eleitores, enquanto Humberto Carvalho (PCB), José Ivo Sartori (PMDB), Roberto Robaina (PSOL) e Vieira da Cunha (PDT) são mencionados, cada um, por 5% dos eleitores. Por sua vez, João Carlos Rodrigues (PMN) é rejeitado por 3%; 15% dos eleitores afirmam que poderiam votar em qualquer um dos candidatos e outros 24% não sabem ou preferem não responder esta pergunta. Nesta pergunta, o IBOPE Inteligência deu aos entrevistados a opção de citar mais de um nome.

Intenção de voto para o Senado – Para o cargo de senador pelo Rio Grande do Sul, Lasier Martins (PDT) e Olívio Dutra (PT) aparecem em situação de empate técnico, com 31% e 28% das menções, respectivamente. Beto Albuquerque (PSB) apresenta 10% das intenções de voto, enquanto Simone Leite (PP) tem 3% e Julio Flores (PSTU) está com 2%. Os demais candidatos (Ciro Machado, do PMN, e Gold, do PRP) aparecem com 1% ou menos da preferência dos eleitores gaúchos cada. Entre os entrevistados, 16% estão indecisos sobre o seu voto para o Senado e 9% têm intenção de votar em branco ou anular o voto.

Senado
Espontaneamente, 66% declaram-se indecisos sobre o voto para senador. Lasier Martins (PDT) é citado por 9% dos eleitores, Olívio Dutra (PT) é mencionado por 8%, enquanto Beto Albuquerque (PSB) tem 4% da preferência do eleitorado gaúcho.
 

Presidência
No Rio Grande do Sul, a candidata à Presidência da República pelo PT, Dilma Rousseff, aparece com 41% das intenções de voto, frente a 23% do candidato Aécio Neves (PSDB). Eduardo Campos (PSB) está com 6%, enquanto Luciana Genro (PSOL) é citada por 4% e Pastor Everaldo (PSC) apresenta 2%. Os outros candidatos – Zé Maria, do PSTU; Eymael, do PSDC; Levy Fidelix, do PRTB; Mauro Iasi, do PCB; Rui Costa Pimenta, do PCO; e Eduardo Jorge, do PV – apresentam 1% ou menos das intenções de voto. Brancos e nulos representam 9% e indecisos representam 13%.

a pergunta espontânea de intenção de voto para a Presidência, Dilma Rousseff é citada por 27% dos entrevistados, enquanto Aécio Neves aparece com 14% das intenções de voto. Eduardo Campos obtém 3% das citações espontâneas, e outros candidatos são mencionados por 1% ou menos do eleitorado gaúcho. Brancos e nulos representam 8%, enquanto indecisos somam 45%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 16 de julho. Foram entrevistados 812 eleitores. A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. A pesquisa foi contratada pela RBS Participações S.A e registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul sob registro nº RS-00006/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo nº BR-00224/2014.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: chapa única disputará mesa diretora da câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...

Câmara adia votação do aumento de salários de prefeito e vereadores em Guarantã

A sessão extraordinária da câmara de Guarantã do Norte...

Justiça reprova contas do prefeito eleito de Cuiabá

O prefeito eleito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL) teve...
PUBLICIDADE