Depois do vereador por Cuiabá, Juca do Guaraná Filho (PTdoB), ter desistido de sua candidatura ao Senado, é a vez do vereador Leonardo de Oliveira (PTB) recuar de seu projeto de concorrer a uma cadeira da Assembleia Legislativa. O petebista registrou pedido de candidatura com o apoio, não apenas da bancada de seu partido no Legislativo, composta por outros dois parlamentares, Dilemário Alencar e Júlio Pinheiro, mas também de secretários municipais filiados ao PTB, o de Turismo, Marcus Fabricio e de Desenvolvimento Urbano, Lamarti-ne Godoy.
A falta de preparo para enfrentar as urnas e dificuldades para a estruturação de campanha são alguns motivos que estão levando candidatos a desistir do pleito no início do processo eleitoral. No caso do vereador Oséas Machado (PSC), a situação é diferente. Tanto ele, como seu irmão, o vereador Adilson da Levante (PSB), registraram pedidos de candidaturas a deputado estadual, mas já tinham previamente definido que somente um deles disputaria o pleito.
Após registro, eles definiram que Adilson da Levante (PSB) seria o candidato da família, em função do socialista ter preparado melhor sua estrutura de campanha.12 vereadores efetuaram o registro de candidatura e, além de três que anunciaram desistência, a tendência é que outros sigam o exemplo nos próximos dias.