Os juízes eleitorais que compõem o Gabinete da Propaganda foram apresentados oficialmente à imprensa em entrevista coletiva realizada no Plenário do TRE-MT nesta segunda-feira. O juiz coordenador Alberto Pampado Neto e os juízes auxiliares Ana Cristina Silva Mendes e Paulo Sodré foram apresentados pelo Desembargador Juvenal Pereira da Silva, presidente do TRE-MT. Os magistrados falaram sobre a atuação do Gabinete nas Eleições Gerais de 2014.
“A ideia é que haja liberdade na propaganda”, declarou o juiz Paulo Sodré, ao explicar que o objetivo dos trabalhos é zelar pela correta aplicação da Lei, respeitando manifestações que sejam feitas dentro dos limites da legislação.
No encontro os juízes falaram sobre aspectos gerais da propaganda, explanando sobre as principais permissões e proibições. O juiz coordenador enfatizou a importância do engajamento da população no combate à corrupção eleitoral, ressaltando que o Tribunal Regional de Mato Grosso tem se empenhado proporcionar condições para que os cidadãos denunciem práticas irregulares. “Temos o aplicativo Pardal, por exemplo, que é de fácil acesso e configura uma importante ferramenta anticorrupção”, disse Alberto Pampado.
A necessidade da conscientização do eleitor foi um dos pontos tratados pela juíza Ana Cristina Silva Mendes, que falou sobre o combate à compra de votos. “Só existe quem compra voto porque existe quem vende, e vice versa. Essa oferta e a procura precisam acabar”, pontuou a magistrada.