A prefeitura conseguiu atingir sua meta no que diz respeito as compras públicas. Foi apresentado oficialmente, pelo setor de licitação, os números que apontam que foi atingida a margem de 95,81 % de compras através de processo licitatório. Isso significa maior transparência no gasto com dinheiro público.
Segundo a Lei 8.666, a licitação é o procedimento administrativo pelo qual um ente público abre a todos os interessados a possibilidade de formularem propostas. A administração seleciona a proposta mais vantajosa que será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.
O processo de licitação não é sigiloso, todos podem acompanhar o procedimento. A licitação também é uma oportunidade para que todos comerciantes possam participar e ter a chance de fechar uma venda.
De acordo com a secretária de Planejamento, Gestão e Orçamento, Solimara Moura, o processo licitatório é mais transparente, garantindo também maior economia na aquisição de serviços e produtos pela administração municipal.
As licitações podem ser nas modalidades concorrência pública, pregão eletrônico, pregão presencial, tomada de preço, leilão, entre outras.