PUBLICIDADE

PF vai escoltar Eder até Cuiabá para acompanhar audiência

PUBLICIDADE

As audiências no processo originado da Operação Ararath, marcadas para os dias 24 e 25 deste mês na Justiça Federal de Cuiabá, serão acompanhadas pessoalmente pelo ex-secretário de Fazenda Eder Moraes (PMDB) que está preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília desde o dia 20 de maio. Ele virá para Cuiabá em um avião da Polícia Federal escoltado por agentes do órgão. A informação foi confirmada pelo advogado de Eder, Fábio Lessa. No total, 4 audiências no processo já foram marcadas sendo as outras 2 nos dias 31 de julho e 1º de agosto.

Além de Moraes, são réus no processo sua esposa Laura Tereza da Costa Silva, o ex-secretário-adjunto de Fazenda, Vivaldo Lopes, e o superintendente do Bic Banco em Mato Grosso, Luiz Carlos Cuzziol. Réu pelo crime de lavagem de dinheiro, o ex-secretário arrolou arrolou como testemunhas no processo ex-governador, hoje senador Blairo Maggi (PR) e o atual governador Silval Barbosa (PMDB).

A primeira audiência de instrução do processo foi realizada no dia 3 deste mês quando o juiz da 5ª Vara Federal, Jeferson Schneider, ouviu apenas o empresário Gércio Mendonça Júnior, o Júnior Mendonça, que não é réu no processo, mas tem envolvimento com os fatos investigados na Operação Ararath. Ele foi beneficiado com a delação premiada e com base em seu depoimento ainda na fase dos inquéritos conduzidos pela Polícia Federal, foi deflagrada a 5ª fase da operação. À ocasião em que Mendonça foi ouvido, Eder Moraes permaneceu em Brasília, mas acompanhou o depoimento por meio de videoconferência.

Ex-secretário de Fazenda e apontado como principal operador de esquema de lavagem de dinheiro e crimes contra o sistema financeiro, Eder sempre alegou ter agido a mando do ex-governador Blairo Maggi e de Silval. O deslocamento de Eder Moraes sob escolta da PF indica que ele possivelmente será ouvido no dia 24. Os advogados de Moraes continuam tentando relaxar sua prisão, mas até o momento não obtiveram êxito.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE