O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller (PMDB), visitou, ontem à tarde, a Câmara de Lucas do Rio Verde, se reuniu com vereadores e lideranças, detalhou parte do trabalho que vem desenvolvendo e também tratou de outros problemas da região. Questionado sobre os investimentos em infraestrutura, o ministro, que também é produtor rural, afirmou que nos próximos quatro anos a logística dentro do Estado mudará completamente. “A Fico [ferrovia] vai sair do papel, o edital não foi aberto ainda porque o governo está buscando investidores. A duplicação da BR-163 será concluída e todos os modais serão interligados. A agricultura está passando por um momento importante e as políticas implementadas trazem segurança para os produtores investirem na propriedade e aumentarem a produção”.
O projeto da ferrovia prevê um terminal de cargas em Lucas do Rio Verde. Ela também passará por mais de dez cidades mato-grossenses – começará em Goiás e vai até Porto Velho (RO). O governo não mencionou prazos para iniciá-la devido a inúmeros atrasos nos procedimentos burocráticos e também por investigações feitas pelo Tribunal de Contas da União – que liberou início da obra. a previsão é que os mais de mil km de trilhos e a estrutura completa fiquem prontos em 5 anos.
O presidente do Legislativo de Lucas, vereador Airton Callai (PSD), agradeceu a visita do ministro e principalmente o apoio dado aos vereadores quando estão em Brasília. “Por nos receber sempre muito bem, por nos ajudar a viabilizar recursos para o município ou intermediar projetos e reuniões em outros ministérios”, disse, por meio da assessoria.
Hoje, o ministro participará da Feira Agropecuária de Confresa (Expofresa). Ele também deve passar por Sinop, mas a assessoria da Exponop ainda não confirmou se ele estará na feira do município também.
(Atualizada às 10h35)