O deputado federal Júlio Campos (DEM) cobrou a instalação de uma Comissão de Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar uma denúncia publicada no jornal “Valor Econômico”, que apontou sérias falhas no sistema eletrônico de votação brasileiro. A matéria em questão, conforme apontamento do Ministério Público Federal com base em pesquisa da Universidade Federal de Brasília, diz que as falhas comprometem o sigilo do voto e a integridade dos resultados das eleições.
“Esta denúncia é seríssima e diz que respeito a todos nós políticos brasileiros, a toda sociedade e coloca em xeque todo o sistema democrático representativo do país. Por isso, alerto a esta Casa de Leis da necessidade da instalação de uma comissão para investigar esta denúncia, pois em caso de fraude pode corromper todo o processo eleitoral”, disse, por meio da assessoria de imprensa.
De acordo com a pesquisa, o responsável pelo relatório, professor Diego Aranha, além das fragilidades que podem comprometer todo o resultado do processo eleitoral, como o potencial em função da fragilidade do programa das urnas em se alterar a contagem dos votos, ele apontou também que é fácil descobrir em quem o eleitor votou.
“Com a reordenação dos votos, é possível, sabendo os horários que os eleitores foram a determinada seção eleitoral, descobrir em quem eles votaram, sendo certo que, para isso, basta que um dos fiscais anote tais horários”, informou o pesquisador. Já nas eleições majoritárias é somente acompanhar o noticiário e saber em que horário votaram.