A Justiça Eleitoral iniciou o processo de recrutamento de voluntários que trabalharão nas eleições de outubro próximo. A 21ª Zona Eleitoral deverá contar com 600 mesários para atender a todas as seção eleitorais dos municípios de Lucas do Rio Verde, Tapurah e Itanhangá.
Em Lucas foi assinado, ontem, um termo de cooperação para o projeto “Mesários Voluntários” entre a Justiça Eleitoral e uma faculdade particular. O objetivo é fazer com que, principalmente, os alunos do curso de Direito possam exercer a democracia, além de colocarem em prática parte do que aprenderam em sala de aula.
Além de exercer o papel de cidadão, o acadêmico que for mesário poderá contar as horas de capacitação e as horas trabalhadas no dia das eleições como hora atividade para a grade curricular. De maneira geral, quem trabalha como mesário tem dois dias de folga do trabalho a cada dia de convocação pela Justiça. Além disso, as horas trabalhadas contará como critério de desempate no caso de concurso público.
Este ano, a eleição no município será diferente, já que todos os eleitores foram cadastrados no processo biométrico. O município conta com cerca de 33 mil eleitores.