Senadores e deputados federais de Mato Grosso e Rondônia se reuniram, esta manhã, em Brasília, com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Jorge Ernesto Fraxe. Eles reivindicaram a pavimentação de 240 quilômetros da BR-174, no trecho que liga Juína a Vilhena (RO).
De acordo com os parlamentares, a pavimentação deste trecho da rodovia federal vai beneficiar cerca de 500 mil habitantes de ambos os estados. Após ouvir o pedido dos senadores e deputados, o diretor do Dnit se comprometeu em interceder para que esta obra seja inclusa no Projeto de Aceleração do Crescimento (PAC) 3 do governo federal. Ainda não há definição sobre valores ou prazos para início das obras.
“A reunião foi muito produtiva, pois Fraxe comprometeu-se com nossa causa e afirmou que irá interceder junto à presidência da República”, afirmou o deputado federal Roberto Dorner (PSD). O diretor-geral do Dnit ressaltou que a causa é suprapartidária e de grande importância, mas segundo ele, o fato de não haver projeto pronto para a execução do asfalto dificulta a agilidade do processo. “Não há como fazer uma ação de imediato, porém comprometo-me com essa causa e a presença de ambas as bancadas aqui dão força a esse pleito, que deve ser atendido pela presidência da República”.
O trecho é bastante utilizado por produtores dos dois estados para escoar suas produções. Como ainda não é pavimentada, todos os anos os motoristas de carretas e caminhões sofrem com a poeira na época da seca e atoleiros, no período chuvoso.
(Atualizada às 17h)