PUBLICIDADE

Secretário adjunto é exonerado após ter nome envolvido em operação da PF

PUBLICIDADE

O secretário adjunto do Tesouro Estadual, Vivaldo Lopes, foi exonerado do cargo em ato divulgado no Diário Oficial, que circula hoje, assinado pelo governador Silval Barbosa (PMDB) e o secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Nadaf. A publicação aponta que o pedido partiu dele mesmo, no entanto, as motivações não são destacadas. Elas podem estar ligadas ao fato da Justiça Federal ter acatado denúncia contra ele, o ex-secretário de Estado de Fazenda, Eder Moraes, a esposa de Eder, Laura Tereza da Costa Dias, e o superintendente do Bic Banco em Mato Grosso, Luís Carlos Cuzziol, por lavagem de dinheiro. A ação é resultado de um dos desdobramentos da operação Ararath, deflagrada em etapas pela Polícia Federal.

O processo que agrupa os quatro está na 5ª Vara Federal de Mato Grosso, presidida pelo juiz Jeferson Schneider. O magistrado estabeleceu prazo de dez dias para que cada um dos acusados apresente as alegações iniciais. Desde o dia 20 deste mês, quando a quinta fase da operação foi deflagrada, o processo corria sob segredo de justiça.

Segundo as investigações da PF, Eder é apontado como principal operador de um suposto esquema de lavagem de dinheiro público que envolvia o Bic Banco, responsável por emprestar dinheiro à empresa de Gércio Marcelino Mendonça Júnior, o Júnior Mendonça. Como garantias, a instituição recebia precatórios e créditos de contratos com o governo. Ao menos dez inquéritos foram instaurados para apurar o esquema.

Conforme Só Notícias já informou, a fraude ocorria, conforme análise dos policiais, na destinação do dinheiro utilizado para abastecer campanhas políticas e no pagamento de propina diversos políticos de Mato Grosso. Ao menos R$ 520 mil teriam sido enviados à empresa de propriedade de Lopes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito eleito de Cuiabá define equipe de transição; ex-secretário é coordenador

O prefeito eleito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), oficializou...

Deputados aprovam projeto proibindo usar celular nas salas das escolas estaduais de Mato Grosso

Os deputados estaduais aprovaram em sessão ordinária, por maioria,...

Sorriso: aprovado mutirão fiscal para devedores pagarem impostos com redução de juros

A câmara aprovou projeto da prefeitura para instituir o programa...
PUBLICIDADE