PUBLICIDADE

Cuiabá: MP apreende documentos em secretaria; 9 envolvidos em fraudes

PUBLICIDADE

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado) do Ministério Público Estadual, fizeram, esta tarde, a Operação Arqueiro, na Secretaria de Trabalho e Assistência Social –SETAS- do governo estadual onde haveriam fraudes em convênios. Até o momento, foi identificada a participação de nove pessoas no esquema. Ainda não houve prisões. Os nomes dos envolvidos serão divulgados após o oferecimento da denúncia. Promotores e policiais também apreenderam documentos contábeis, licitatórios, de liquidação e de prestação de contas referente a convênios firmados entre o Estado e "institutos de fachada" para fazer cursos profissionalizantes e apontam a existência "de provável conluio entre servidores lotados na Setas e institutos sem fins lucrativos para fraudes em licitações e convênios". As investigações começaram após a divulgação de erros grotescos em apostilas que estavam sendo utilizadas nos cursos de capacitação em hotelaria e turismo promovido pelo Governo do Estado.

Segundo o MP, nos últimos dois anos, uma empresa que ministra cursos e os Institutos de Desenvolvimento Humano (IDH/MT) e Concluir receberam do Estado quase R$ 20 milhões para executar programas sociais referentes ao “Qualifica Mato Grosso”, “Copa em Ação”, entre outros. Para obterem êxito nas contratações, nomes de “laranjas” foram utilizados pelos fraudadores. A qualidade dos cursos oferecidos também está sendo questionada, diz o Ministério Público.

A assessoria informa que, em um dos casos apurados pelo MP, 'a pessoa contratada para elaboração do conteúdo das apostilas possuía apenas o Ensino Médio completo. Em seu depoimento, a jovem confessou que recebeu pelo serviço a quantia de R$ 6 mil e que copiou todo o material da internet".

O Ministério Público Estadual informou, ao Só Notícias, que as investigações iniciaram pelo Naco (Núcleo de Ações de Competência Originária) e ainda não foram informadas quais irregularidades foram descobertas.

A secretaria foi comandada, até o final de fevereiro, pela primeira dama Roseli Barbosa. A pasta é comandada atualmente por Jean Esteves Oliveira.

Outro lado:
A Secretaria de Estado de Comunicação Social de Mato Grosso divulgou nota informando que a Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), por determinação superior, vai colaborar com a investigação deflagrada por ordem judicial, a pedido do Ministério Público, no que diz respeito a Operação Arqueiro. Também foi determinada que a Auditoria Geral do Estado (AGE) apure possíveis irregularidades em programas de responsabilidade da Setas.

(Atualizada às 16:24h)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE