PUBLICIDADE

Chance de 2º turno aumenta com queda de 6 pontos de Dilma, aponta pesquisa

PUBLICIDADE

As intenções de votos na presidente Dilma Rousseff (PT) caíram 6 pontos percentuais na pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), realizada em parceria com a MDA e divulgada hoje. Na modalidade estimulada, a presidente aparece com 37% da preferência – em fevereiro estava com 43,7%. O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, estava com 17% e subiu para  21,6% das intenções de voto . O ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), tem 11,8% das intenções de voto, avanço de pouco menos de 2pontos percentuais em relação a fevereiro de 2014. Brancos e nulos chegaram em 20% e o porcentual dos que não sabem ou não responderam atingiu a 9,6%, informa o Estadão.

Foram entrevistadas 2.002 pessoas, entre os dias 21 e 25 de abril. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00086-2014.

O Estadão informa também que a CNT indica crescimento de Aécio e de Campos, que passam a "capitalizar votos que a presidente Dilma vem perdendo". Para a Confederação, isso aumenta a possibilidade de um segundo turno nas eleições presidenciais deste ano.

Há duas semanas, pesquisa realizada pelo instituto Ibope mostrou que a intenção de votos em Dilma passou de 40% em março para 37%, em um cenário que inclui os pré-candidatos do PSDB, senador Aécio Neves (MG), e do PSB, ex-governador Eduardo Campos (PE), além de outros candidatos de partidos menores. Apesar da queda, Dilma ainda seria reeleita no primeiro turno. Nesse levantamento, Aécio recebeu 14% das intenções de voto e Campos, 6%.

Nanicos. O levantamento CNT/MDA também testou cenários com os chamados candidatos nanicos. Quando entram na disputa José Maria Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e o senador Randolfe Rodrigues (PSOL), Dilma soma 36,5% das intenções de voto, frente a 21,5% do senador Aécio Neves e 11,2% de Campos.

A CNT indca que  Dilma venceria Aécio Neves e Eduardo Campos (PSB) em um eventual segundo turno, caso as eleições fossem hoje. A presidente chega a 39,2% das intenções de voto num segundo turno contra Aécio, que bate 29,3%. Em fevereiro, o resultado era 46,6% contra 23,4%. O cenário testado foi o que mede a intenção de voto estimulada.

O mesmo se observa quando o cenário medido para o segundo turno é entre Dilma e Campos. A presidente tem 41,3% das intenções de voto, contra 24% do pessebista. Em fevereiro, Dilma batia Campos por 48,6% a 18% das intenções de voto.

A pesquisa CNT/MDA também avaliou uma eventual disputa entre Aécio Neves e Eduardo Campos no segundo turno. Nesse quadro, o tucano surge com 31,3% das intenções de voto e Campos, com 20,1%. Em fevereiro, o confronto entre os dois principais nomes da oposição no segundo turno tinha 31,6% das intenções de voto para Aécio e 16,9% para o ex-governador de Pernambuco.

(Atualizada às 14:01h)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE