O ministro da Agricultura, Neri Geller, anunciou apoio ao projeto que prevê a implantação de novo traçado ferroviário, que sai de Mato Grosso e passa pelos estados do Pará, Tocantins e Maranhão. A proposta, de autoria do deputado José Riva (PSD), foi exposta pelo parlamentar durante evento realizado em Porto Alegre do Norte, denominado de 6ª Dinâmica de Empreendedores e Empreendimentos, que contou com a participação do governador Silval Barbosa (PMDB).
“Com toda a certeza, à frente do Ministério da Agricultura, podemos ajudar nesse projeto e estamos influenciando também outros eixos de escoamento que são importantes para o país, principalmente para as regiões de produção que envolvem Mato Grosso e o sul do Pará. O deputado Riva já havia me ligado para falar sobre essa proposta de ferrovia e vamos levar ao departamento que acompanha a
logística no ministério dos Transportes e também na secretaria de Portos para que se dê muita atenção”, frisou Geller.
O ministro informou estar dialogando com a presidente Dilma Rousseff (PT) sobre a produção e a logística. “Precisamos fazer interligações e essa ferrovia contribui para o desenvolvimento. Não precisa ser necessariamente o governo federal para fazer esse investimento, pois pode-se liberar para a iniciativa privada construir”.
Silval disse que a ferrovia “é uma alternativa importante para Mato Grosso, que tem a logística como principal problema. Temos que trabalhar todos os projetos possíveis de rodovia, ferrovia, hidrovia, para dar poder de competitividade aos produtores”.
Riva lembrou que a ferrovia MT/PA/TO permitirá que mais de quatro milhões de hectares sejam plantados apenas em Mato Grosso.