Cinco PSFs (Postos de Saúde da Família) , que atualmente funcionam em prédios alugados, serão substituídos por unidades próprias, com 302 metros quadrados cada, modernos e equipados, com um investimento avaliado em R$2,4 milhões. O prefeito Asiel Bezerra informou, ao Só Notícias, que o projeto já foi licitado e a construção poderá ser iniciado ainda neste semestre. As unidades serão construídas nos mesmos bairros onde atualmente funcionam os PSFs, entre eles o Cidade Alta, Setor B e Jardim Universitário.
"Nós queremos oferecer uma saúde pública cada vez melhor aos nossos cidadãos e dar atenção à rede básica é um dos caminhos para atingir esse objetivo", disse o prefeito, que também é médico, por formação.
As novas instalações vão facilitar o trabalhos dos profissionais no atendimento das famílias cadastradas nos bairros. Cada PSF terá ampla recepção, consultórios clínicos e odontológicos, farmácia, copa, sanitários, sala reservada para medicação e ambulatório, enfim, todo o necessário para atender a população.
O prefeito ressaltou ainda que a obra será viabilizada com recursos federais e contrapartida do município. Outro investimento está sendo realizado na reforma do posto de saúde da comunidade Ourolanda, a 75 km da sede do município. A última reforma no local havia sido feita em 2002. A obra está em fase final.
O PSF, que fica paralelo ao terminal rodoviário, também está sendo recuperado. Ele vai atender especialmente as pessoas que vem da área rural, de ônibus, para que não precisem caminhar muito até encontrar uma unidade de saúde. Essas reformas terão um investimento na ordem de R$22 mil.