PUBLICIDADE

Silval diz que falta de repasse federal atrasa obras da copa em MT

PUBLICIDADE

Faltando dois meses para a abertura da Copa do Mundo de 2014, o governador Silval Barbosa (PMDB) reconheceu que a sensação de atraso sincronizado em torno das obras previstas para o evento chegou a esse ponto agora porque o Estado não aguenta mais “segurar as pontas sozinho”.

Para amenizar os efeitos dos bloqueios, o governo liberou, na manhã desta sexta-feira (11), o tráfego de veículos no complexo viário do Tijucal, antes mesmo da inauguração da obra. Na ocasião, fez um desabafo. “O que acontece é que nos últimos meses o governo federal não tem feito os repasses e o Estado tem segurado as pontas com a contrapartida, mas chega uma hora que a verba acaba e acontece o que todos vocês estão vendo: um atraso sincronizado”.

De acordo com Silval, a maioria das obras é desenvolvida em parceria entre Estado e União. Contudo, reconheceu que a principal dificuldade em acessar os recursos deve-se ao processo extremamente burocrático.

Um dos exemplos disso é a duplicação e construção de pontes na avenida Archimedes Pereira Lima, que contou com emendas de aproximadamente R$ 17 milhões por meio do Fundo do Centro Oeste (FCO) e que ainda não teve nenhum valor liberado. A obra já tem aproximadamente 40% de conclusão, trecho que foi executado com os recursos do Estado. No entanto, após o desabafo, o governador recebeu a confirmação de que a primeira parcela será paga já nos próximos dias.

Diante da boa relação que tem conquistado junto ao governo federal, Silval voltou a afirmar que todas as obras, com exceção da implementação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) estarão 100% prontas até a realização dos jogos na capital.

Inclusive o aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, uma das obras também apontadas como alvo da burocracia, cuja dificuldade de liberação dos recursos encontra-se no cumprimento do cronograma de repasses.

Assim, ele aproveitará a primeira visita oficial da presidente Dilma Rousseff (PT) em Cuiabá, que acontecerá na terceira dezena deste mês, para tentar sensibilizá-la acerca da necessidade de agilização destes processos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE