PUBLICIDADE

Cuiabá implanta programa para agilizar abertura de empresas

PUBLICIDADE

A prefeitura colocou em funcionamento, hoje, a Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). Cuiabá é a primeira cidade de Mato Grosso e sétima capital a ter o programa federal que estabelece diretrizes e procedimentos para a simplificação e integração do processo de registro e legalização de empresários e de pessoas jurídicas. “Empreender no Brasil não é fácil como se deveria, pois a burocracia emperra o processo. A Redesim representa um grande avanço, pois torna mais eficiente o fluxo de abertura de uma empresa”, avaliou o prefeito Mauro Mendes.

O secretário municipal de Fazenda, Guilherme Müller, explica que a Redesim integrará informações obrigatórias da Jucemat, Governo do Estado, Prefeitura e Receita Federal.  “Assim, todos os dados poderão ser padronizados, evitando erros cadastrais e possíveis prejuízos, tanto para os empresários quanto para os órgãos envolvidos. A prefeitura tem o compromisso de facilitar a vida do contribuinte e também dos profissionais da contabilidade, que são fundamentais para o crescimento das empresas e desenvolvimento da cidade”, disse.

De acordo com o vice-presidente da Jucemat, Jonas Silva, a Redesim vai desburocratizar a abertura ou fechamento de uma empresa, que antes demorava até 120 dias, além de diminuir custos para o empresário. "Vai parametrizar a atuação de todos os órgãos envolvidos na abertura e no fechamento de uma empresa, diminuindo o fluxo de papeis. Como é uma ferramenta nova, podem ser necessários alguns ajustes. Mas estamos empenhados em garantir a eficácia do sistema”, disse.

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade Silvia Cavalcante, considera que a implantação da Redesim atende a uma necessidade de todos os contadores. “Abrir uma empresa hoje depende de um emaranhado de documentos, certidões e alvarás. Agora poderemos desempenhar nosso trabalho com mais agilidade e facilidade”, afirmou.

A informação é da assessoria da prefeitura.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE