O presidente da Associação Mato-grossensense dos Municípios (AMM), prefeito de Juscimeira, Valdecir Luiz Colle, o “Chiquinho”, se reúne com o representantes dos Ministério da Integração Nacional, amanhã, para reforçar a cobrança de verbas relativas aos estragos causados pelas chuvas nos municípios. Há pouco mais de três semanas houve outro encontro na capital federal, com participação de prefeitos, no qual foram assegurado os repasses em 7 dias. “Mas a informação que temos e ninguém ter recebido. Queremos saber o que aconteceu”, explicou, ao Só Notícias.
Chiquinho afirmou que a situação a têm ficado crítica no Estado. A orientação foi que as gestões que decretaram emergência encaminhassem os levantamentos com os danos causados pelas chuvas e os valores necessários para repará-los. “Todas as prefeituras que decretaram emergência já enviaram os documentos, mas estão aguardando”, acrescentou.
Mais de 41 municípios de várias regiões foram atingidos pelas chuvas. Um número pouco superior a 20 já decretou situação de emergência, reconhecida pelo governo do estado. Ao longo da BR-163 as cidades mais afetadas são Terra Nova do Norte, Guarantã do Norte e Peixoto de Azevedo.
O prefeito de Terra Nova do Norte e vice-presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Milton Toniazzo, estima que os prejuízos na cidade cheguem a R$ 15 milhões. Já o prefeito de Nova Guarita, Francisco Endler, estima R$ 5 milhões.