Os vereadores Fernando Assunção (PSDB) e Wolgran Lima (DEM), criticaram o prefeito Juarez Costa pelo atraso de quase dois anos na construção de seis creches em Sinop. A situação já foi comunicada ao Ministério Público e à CGU (Controladoria Geral da União) mas permanece indefinida. Segundo Assunção, a atitude da prefeitura de justificar o atraso jogando a culpa na empreiteira é um "atestado de falta de gestão. É lamentável ver essas obras se deteriorando enquanto o município tem uma deficiência gigantesca no número de vagas da Educação infantil. É muita falta de competência do gestor”, criticou.
Ele apontou ainda que, na unidade do Jardim Jacarandás, cujas obras estão abandonadas, conforme Só Notícias divulgou, o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário (Siticom) constatou várias irregularidades da última equipe que trabalhava na obra, como trabalhadores sem registros nas carteiras, sem a devida assinatura de documentação e não teriam recebido verbas trabalhistas. “Fizemos uma juntada dos procedimentos que o Siticom fez vistoria, a denúncia contra a empreiteira e encaminhamos toda essa documentação para a CGU e também para o MEC (Ministério da Educação e Cultura), para que vejam como está a situação em Sinop”, acrescentou.
O vereador Wolgran Lima visitou, recentemente, as unidades. “Constatamos o abandono, tudo parado, tudo aberto. Enquanto isso, mais de 1.500 crianças sem vagas na educação infantil”, lamentou. Ele ressaltou ainda que a Secretária de Educação esteve na Câmara Municipal para falar sobre o assunto, mas deu explicações vagas. “Outra coisa que não entendo é por que todas as obras em Sinop acabam precisando de um aditivo, os recursos previstos inicialmente nunca são suficientes. Nós precisamos de uma gestão mais eficiente”, cobrou Wolgran, em critica direta ao prefeito Juarez Costa.
Como Só Notícias já informou, das seis creches que tiveram a construção lançada em 2012, as dos bairros Jardim das Nações, Jardim Jacarandás e Sebastião de Matos, estão totalmente paradas. Eestão em fase final de construção -com vários meses de atraso-, as dos bairros Gente Feliz, José Adriano Leitão e Daury Riva. Cada unidade tem 1.118,48 metros quadrados.
(Fotos: Só Notícias/Cleverton Neves)