Deputado federal Wellington Fagundes (PR) se reúne, na próxima terça-feira (11), com o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Adriano Pereira Junior, em Brasília, para discutir formas de apoio a Mato Grosso, em relação aos 17 municípios que já decretaram situação de emergência no Estado, em razão do período de fortes chuvas. Fagundes já se reuniu com representantes do Ministério dos Transportes, como o ministro César Borges, solicitando respaldo ao Estado.
Integrantes do governo e prefeitos de Mato Grosso também devem participar do encontro, para expor o quadro caótico dos municípios, com vias de tráfego interrompidas pelas chuvas. O deputado já enviou ofício ao secretário Adriano Pereira relatando a situação e acredita que, na terça-feira, várias medidas devem ser definidas. Com César Borges, Fagundes solicitou urgência para assinatura de um convênio entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o governo do Estado. A meta é iniciar imediatamente as obras de recuperação da BR-174. A rodovia está interditada, deixando isolado o município de Colniza. Todo o tráfego está sendo desviado para a MT-170, que está sobrecarregada.
A Defesa Civil do Estado foi acionada diante da situação de alagamentos, perda das lavouras e destruição de pontes, além da ameaça de desabastecimento. Coronel Sérgio De Lamônica, responsável pela Defesa Civil, lembrou ao parlamentar que em casos de situação de emergência, o prefeito tem 10 dias para apresentar um plano de trabalho, 180 para realizar os investimentos no município e mais 180 para a prestação de contas.
Nesta semana, o deputado esteve reunido com o secretário de Estado de Transportes e Pavimentação Urbana, Cinésio Oliveira, também para definir algumas ações para os 17 municípios (Itaúba, Barra do Bugres, Nova Maringá, Confresa, Terra Nova do Norte, Pontal do Araguaia, Nova Guarita, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, Ipiranga do Norte, São José dos Quatro Marcos, Nova Olímpia, Reserva do Caba- çal, Colniza, Mirassol do Oeste, Tapurah e Nova Ubi- ratã).