PUBLICIDADE

Nortão: TRE remarca votação de recurso em que partido tenta reaver cotas

PUBLICIDADE

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso julga recurso do Partido Social Cristão (PSC) de Feliz Natal (jurisdição da 22ª Zona Eleitoral de Sinop), na próxima terça-feira (11), em que tenta reverter a sentença de não declaração das contas relativas ao exercício de 2012, pela primeira instância. Com isso, os repasses de novas cotas do fundo partidário acabaram suspensas até a regularização da situação. A votação inicial estava prevista para semana passada, no entanto, o processo acabou sendo  retirado de pauta para mais tempo na elaboração do voto do relator. Nesta semana não houve sessão devido ao Carnaval.

Na sentença da primeira instância, é destacado que as contas deveriam ter sido apresentadas em abril de 2012. "O artigo 32 da Lei no 9.096/95 dispõe que o partido está obrigado a enviar, anualmente, à Justiça Eleitoral, o balanço contábil do exercício findo, até o dia 30 de abril do ano seguinte", no entanto, “a falta de prestação de contas enseja, automaticamente, a suspensão, com perda, de novas cotas do Fundo Partidário, pelo tempo em que o partido permanecer omisso, de modo que despicienda a intimação do partido para cumprir obrigação legalmente prevista". É apontado que intimado a se manifestar e regularizar a situação o partido não se pronunciou.

Conforme Só Notícias já informou, também na mesma data, o TRE julga recurso do Partido Social Democrático (PSD) de Sinop, que tenta reverter a reprovação das contas, relativas ao exercício de 2012. Na sentença, o juiz da 32ª Zona Eleitoral de Sinop, João Manoel Guerra, apontou a falta de documentos na prestação de contas. “Nesse sentido, a apresentação das contas partidárias sem documentos essenciais para a sua análise, incluindo a apresentação do balanço patrimonial em desacordo com a Lei 11.941/2009 (novo plano de contas instituído pela Portaria TSE  521/2011), impõe, por derradeiro, a desaprovação das contas da agremiação partidária”, consta.

De acordo com a justiça eleitoral, o partido não se pronunciou ao ser feito apontamento da irregularidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE