Os vereadores de Cuiabá aprovaram, hoje, mudança no Regimento Interno que permite reeleição ao presidente da Casa, em caso de “mandato tampão”. A alteração possibilitará ao atual presidente, vereador Júlio Pinheiro (PTB), que assumiu após a renúncia do vereador João Emanuel (PSD), ser reconduzido ao cargo.
A mudança foi proposta pelo vereador Adevair Cabral (PDT) e aprovada com 20 votos favoráveis, três contrários e duas abstenções. Apenas os vereadores do PSB, Adilson da Levante, Faissal Calil e Onofre Júnior, rejeitaram a proposta.
Autor da proposta, Cabral ressalta que a mudança, que se restringe ao caso de o presidente assumir um mandato tampão, caso de Pinheiro, não trata de um mandato regular. “Preferi apresentar a mudança desta forma, porque há uma comissão alterando o regimento e lá, acredito, esta questão será definitivamente regularizada”.
Pinheiro assumiu o cargo de presidente da Câmara após a renúncia de João Emanuel (PSD), investigado internamente por quebra de decoro parlamentar e alvo de 2 inquéritos do Ministério Público Estadual (MPE).