A décima obra para o Mundial de Futebol será inaugurada na próxima sexta-feira (10), conforme calendário apresentado pelo titular da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo Fifa 2014 (Secopa), Maurício Guimarães. O gestor afirmou que o espaço a ser liberado será a parte superior do viaduto da MT-040, localizado no entroncamento da avenida Fernando Corrêa da Costa com a rodovia Palmiro Paes de Barros. Segundo ele, a parte inferior ainda está passando por obras de drenagem. A construção conta com 445 metros e será constituída de duas faixas de circulação por sentido para o tráfego geral e a via central permanente para a circulação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
Outra entrega acontecerá no dia 15 de janeiro, quando o elevado construído na avenida Historiador Rubens de Mendonça será liberado para o trânsito. Conhecido “Viaduto da Sefaz”, o espaço passa pelos últimos ajustes em relação ao asfaltamento e integra o pacote para implantação do VLT. Em média cerca de 2.700 veículos trafegam a pelo local a cada hora em horário de pico.
Além das inaugurações que serão realizadas em janeiro, conforme declarações dadas por Guimarães durante entrevista à TV Record, também está prevista a entrega da restauração e duplicação da avenida Archimedes Pereira Lima. O prazo dado pelo gestor foi o mês de março deste ano.
As obras, que fazem parte do complexo viário da região do Tijucal, em Cuiabá, também contam com a instalação de duas novas pontes, sendo uma sobre o rio Coxipó e a outra sobre o córrego do Moinho. A estrutura tem extensão de aproximadamente 4,42 quilômetros e possui uma média de média de circulação de 7 mil veículos por hora, em horários de pico. O projeto também conta com a implantação de mais 4,8 quilômetros de ciclovias.
Programada para ser entregue até dezembro de 2013, a Arena Multiuso Governador José Fragelli conta com nova data para inauguração. Segundo o secretário da Secopa, no dia 15 de fevereiro, o espaço será entregue oficialmente. Guimarães garantiu que a construção já está na reta final e detalhou alguns dos itens que estão em andamento, como a instalação das cadeiras.
Segundo ele, devido a problemas de gestão, mão de obra e adequação no projeto, o local não pode ser inaugurado anteriormente. O gestor ainda ressaltou que mesmo com os atrasos nas entregas, as construções para o Mundial estão sendo liberadas para a população.