“O Tribunal de Contas do Estado avançou no sentido de orientar os gestores públicos e de se aproximar da população por meio das políticas institucionais”. Este foi o balanço feito pelo então presidente do TCE, Waldir Júlio Teis, durante a posse do conselheiro Antonio Joaquim como presidente no biênio 2016-2017, esta manhã.
Em sua fala, Teis relembrou as ações que marcaram sua gestão (2014-2015), com ampliação e manutenção de projetos desenvolvidos pelo TCE. Dentre eles, destacou o Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), que, recentemente, recebeu adesão por Secretarias do Estado como a de Infraestrutura (Sinfra); de Planejamento (Seplan); de Gestão (Seges); do Trabalho e Assistência Social (Setas) e da Procuradoria Geral do Estado (PGE).
O conselheiro lembrou, também, a implantação de projetos como o Democracia Ativa, iniciativa que propõe intercâmbio de experiências entre a Instituição de Controle Externo e as Câmaras Municipais; o Fórum Municípios e Soluções, que estabelece diálogos com a sociedade e propõe encaminhamentos práticos e efetivos às necessidades da população; e o Sistema Integrado de Gestão Administrativa (SIGA), software pioneiro que integra os subsistemas de Planejamento, Contabilidade, Prestação de Contas, Administrativo e Financeiro. “Nossa gestão se orgulha por ter ido ao encontro dos problemas da sociedade, sempre tratando os pontos encontrados com muita justiça”, concluiu Teis.
Já a conselheira substituta Jaqueline Jacobsen saldou os membros da 53ª Mesa Diretora e falou sobre a história recente da instituição e dos avanços conquistados. “Tive a honra de participar de momentos importantes para a história do controle externo e este é um deles com a construção de um novo modelo de auditoria a partir do próximo ano”, afirmou Jacobsen que fez parte da equipe do TCE, como auditora e conselheira substituta, durante as gestões dos conselheiros Valter, Abano, José Carlos Novelli, Waldir Teis e Antonio Joaquim e em 2015 atuou como conselheira interina. A conselheira substituta destacou feitos importantes das gestões anteriores como a criação do Geo-Obras, o incentivo ao controle social por meio da Ouvidoria, o Portal Transparência e o Serviço de Informação ao Cidadão. “Merece destaque também o reconhecimento nacional do TCE de Mato Grosso como referência e modelo para outros Tribunais”, finalizou.
A solenidade marca o início da gestão da nova diretoria da Corte de Contas pelo biênio 2016-2017, que terá como presidente o conselheiro Antonio Joaquim, o vice-presidente conselheiro Valter Albano da Silva e, como corregedor, o conselheiro José Carlos Novelli. O conselheiro Waldir Júlio Teis, vai assumir a Ouvidoria Geral.