Com trabalho destacado no Congresso Nacional, o senador José Medeiros (PPS) tende a se tornar adversário em potencial do atual prefeito de Rondonópolis, Percival Muniz, do mesmo partido, sendo desde já nome cotado para disputar o comando do terceiro maior município do Estado. Em que pese as negativas sobre a formatação do projeto, fonte assegura o início de uma costura política onde Medeiros poderá contar com respaldo dos senadores Blairo Maggi (PR), que migra para o PMDB, e Wellington Fagundes (PR), além do deputado federal e presidente do PMDB, Carlos Bezerra. As tratativas também deverão passar pelo deputado federal Adilton Sachetti (PSB).
Medeiros oficialmente garante que não está prevendo a chance de construção de um plano para disputar com seu atual correligionário, Percival Muniz. Disse que chegou a conversar informalmente com Blairo Maggi acerca de eventual possibilidade, mas que por enquanto, são apenas “possibilidades remotas’. “Não tenho esse projeto hoje. Estou no Senado e tenho compromisso com meu trabalho. Preciso dar sequência as ações que desenvolvo para o Estado e o país. Então essas questões de fato passam por conversas, mas só informalmente. No próximo ano poderemos avaliar melhor, mas agora não fazem parte de meu plano de ações’, disse José Medeiros.
O senador Blairo Maggi disse que ‘essa conversa tem sentido, mas ainda tem etapas a vencer, conversas a serem feitas’. Destacou ainda que o período é prematuro para formatação de projeto político e que todos os trabalhos no Senado, entre os representantes da bancada federal, tem sido no sentido de colaborar para os avanços que o país ‘tanto precisa’. Adilton Sachetti disse que precisa discutir o tema, que ainda não teria passado por análise, e que por isso prefere não se manifestar. Senador Wellington Fagundes não foi localizado pela reportagem para comentar o assunto.
Fonte assegura que as articulações estão em curso. Medeiros poderá migrar para o PMDB, partido que aguarda a filiação de Blairo Maggi. Nesse caso, contaria com respaldo da cúpula peemedebista nacional, capitaneada por Bezerra. Medeiros também analisa outras vias partidárias, caso do PSD do vice-governador Carlos Fávaro e ainda o PSB. São partidos da base aliada, abrindo chance para garantir a continuidade do apoio de Maggi e Fagundes.
José Medeiros centraria assim força política com envergadura suficiente para fazer frente ao atual prefeito e possível candidato à reeleição, Percival Muniz, e ainda ao deputado estadual Zé Carlos do Pátio (SD), sendo nome aventado para o embate eleitoral.