A presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), Maria Helena Gargaglione Póvoas, o governador Pedro Taques, o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf, a presidente em exercício do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino da Silva, a diretora do Fórum da Capital, desembargadora Ângela Regina Gama da Silveira Gimenez, e o comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, General José Carlos Braga de Avellar, participaram, hoje, de uma cerimônia que marcou a ampliação do horário de funcionamento do tribunal visando o cadastramento biométrico da Justiça Eleitoral.
“Os países do mundo demoram horas para apurar a eleição e revelar a verdade ao cidadão. No Brasil, isso ocorre rapidamente. A biometria combate fraudes. A identificação pode quem sabe no futuro, substituir documentos pessoais – carteira de identidade, Cadastro de Pessoas Físicas, documentos profissionais, certidão de nascimento e outros. Pode servir também para a Polícia Federal identificar fraudadores, pode ser utilizado pela Secretária de Segurança Pública na identificação das pessoas que estão entrando em nossas fronteiras. Já atuei como procurador da república e eleitoral e sei da eficiência do cadastro da Justiça Eleitoral”, destacou o governador. Ele ressaltou que a identificação biométrica é mais um avanço da urna eletrônica.
A presidente do TRE-MT ressaltou que há uma orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de que o cadastramento biométrico em todo o Estado seja concluído até abril de 2017. “Não sei se conseguiremos atingir essa ambiciosa meta traçada pelo TSE, pois Mato Grosso, assim como o Amazonas e Pará, tem uma condição geográfica diferente de outros Estados. Mas se depender dessa diminuta equipe da Justiça Eleitoral, mas aguerrida, tenho certeza que iremos avante. Já concluímos a Biometria em 26 municípios e 13 estão em andamento. Agradeço a presença de todas as autoridades, que aqui vieram unir forças com a Justiça Eleitoral na convocação da população a participar”.
A presidente destacou ainda que a biometria busca mais segurança à soberania popular, no entanto, já houveram tentativas de fraudar o mecanismo. “Tivemos um gêmeo de irmão falecido que tentou realizar dois cadastros, mas o sistema acusou duplicidade de dados biométricos. O mesmo ocorreu quando uma pessoa tentou se cadastrar várias vezes. Isso só reforça a segurança da Biometria. Fico Feliz de entregar a sociedade mais um mecanismo que busca garantir a vontade e soberania popular”.
Todas as autoridades presentes efetuaram o seu cadastro biométrico e falaram sobre a importância de participar deste processo histórico no fortalecimento da democracia. “O cadastramento biométrico é um passo importante para Justiça Eleitoral, amplia a segurança da eleição e segue o caminho tecnológico, um caminho sem volta. Fiz o meu cadastro de forma rápida, sem complicação, e peço para que as pessoas façam o seu agendamento para serem atendidas sem filas, de forma tranquila”, destacou o presidente Guilherme Maluf.
Representando o Poder Judiciário de Mato Grosso, a desembargadora Clarice Claudino da Silva, afirmou que a presença das autoridades na solenidade, e o efetivo cadastro biométrico das mesmas, ajudam a desmistificar o sistema eletrônico. “Algumas pessoas ainda possuem desconfiança quanto a biometria. O Poder Judiciário está empenhado nesta bandeira. Nosso cadastro é um exemplo de confiança que a biometria amplia a segurança no exercício da cidadania”.
Para a diretora do Fórum da capital, desembargadora Ângela Regina Gama da Silveira Gimenez, a biometria traz mais agilidade ao processo eleitoral, garantindo que o povo brasileiro possa se expressar de maneira livre e verdadeira. Ela destacou ainda que a ampliação de atendimento ajuda as pessoas com menor flexibilidade de horários no trabalho, já que é possível agendar o cadastro biométrico mesmo no intervalo do almoço. “Sabemos que o TRE-MT fornece quando solicitado um atestado que justifica a falta no trabalho, abonando aquele período que o trabalhador não esteve presente. Mesmo assim, quanto maior a janela de atendimento, melhor para o eleitor. Quero parabenizar todos os magistrados e servidores que tornam este atendimento possível”.
A ampliação do horário de atendimento na Casa da Democracia foi possível devido uma parceria com o Exército Brasileiro. Neste sentido, o comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, General José Carlos Braga de Avellar, pontuou que o Exército atua no auxílio da Justiça Eleitoral em vários momentos, como na segurança das eleições em pontos de difícil acesso. “Nosso lema é braço forte e mão amiga. A Justiça Eleitoral é uma parceira de muito tempo, e ajudamos o TRE em suas missões. Vamos manter os dez soldados cedidos para o cadastramento biométrico o quanto for necessário”.
O agendamento biométrico é feito no site do TRE-MT ou pelo telefone 0800-647-8191. As ligações podem ser feitas inclusive de celular, sem qualquer custo. Caso não seja possível comparecer na data do atendimento, o interessado deve cancelar seu agendamento de forma prévia, para que sua vaga seja disponibilizada para outra pessoa.