PUBLICIDADE

Taques reúne-se hoje com governadores da Amazônia e irá a Paris para conferência climática

PUBLICIDADE

O governador Pedro Taques participa, hoje, da 12ª Reunião do Fórum dos Governadores da Amazônia legal, em Belém (PA), visando planejar linhas de ações importantes e de interesse em comum para a região como o enfrentamento da crise no país, a pactuação de uma agenda voltada à infância e a definição de estratégia dos Estados da Amazônia para a COP-21. Será apresentada e proposta a pactuação da “Agenda Criança Amazônica” como termo de compromisso para a promoção, proteção e garantia de direitos de crianças e adolescentes, num trabalho conjunto com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

Os pontos dessa agenda determinam políticas públicas específicas para melhorar os índices de desenvolvimento humano das crianças na Amazônia, assim como reduzir índices de doenças, analfabetismo e taxa de mortalidade, entre outras.

Para articulação de uma agenda positiva, pautada no desenvolvimento de ações governamentais interligadas e integradas para o progresso social, os secretários de Estado de Educação, Saúde, Assistência Social, Direitos Humanos e Socioeducação discutiram a formação do “Fórum Integrado pelo Progresso Social na Amazônia”.

Outro ponto que será abordado no evento paraense com o objetivo de fechar uma linha de defesa dos interesses da região Amazônica em bloco será a 21ª Conferência do Clima (COP-21), que será no final do mês, em Paris, com o intuito de chegar a um acordo final e frear o aquecimento global e impedir que a temperatura suba mais de dois graus Celsius até o fim do século.

Os governadores, preocupados com a crise econômica que o Brasil vem passando, irão dar atenção às iniciativas do Movimento Brasil Competitivo (MBC) que propõe uma coalizão pela reforma do Estado, que permita construir uma pauta de consenso e um plano de trabalho conjunto entre os gestores estaduais para auxiliar a União a enfrentar e superar a atual crise.

Ao final do evento, será criada a Carta Belém, com as propostas e compromissos firmados entre os participantes. Compõem a Amazônia Legal os Estados de Mato Grosso, Tocantins, Rondônia, Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Maranhão e Roraima.

A informação é da assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...

Juíza nega pedido e mantém diplomação do prefeito eleito de Sorriso

A juíza Emanuelle Navarro Mano negou, esta tarde, pedido...
PUBLICIDADE