O governador Pedro Taques (PSDB) participou da abertura do 2º Encontro de Áreas Protegidas da Zona de Integração do Centro Oeste Sul-americano (Zicosur), esta manhã, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Na ocasião, o chefe do Executivo defendeu a aproximação de Mato Grosso do bloco a fim de propiciar ações conjuntas de governança e normativas em regiões fronteiriças em prol do desenvolvimento socioeconômico e ambiental local.
O presidente da Zicosur, Valentín Volta Valencia, afirmou receber com satisfação a manifestação do governo de Mato Grosso de voltar a integrar o grupo. Para ele, a diversidade do ecossistema pantaneiro, que abrange os territórios brasileiro, argentino e boliviano, deve ser alvo de atenção por parte dos governos para garantir não somente a preservação do bioma, mas sua exploração sustentável para fins turísticos.
O governador do Departamento de Santa Cruz, Rubén Aguilera, por sua vez, destacou o potencial econômico que representa a união do bloco. Conforme pontuou, a integração cria cenário favorável economicamente muito maior do que os de outras regiões da América. Ele também agradeceu a presença de deputados e senadores, uma vez que o objetivo é criar mecanismos legais para colocar as discussões em prática.
"Somos um país muito rico em termos energéticos, grandes produtores de gás natural, mas a maior riqueza que temos, que é sustentável e que será deixada para as gerações futuras, é o uso das áreas protegidas, por meio do estímulo ao turismo ecológico".
O Parque Estadual Serra de Ricardo Franco, localizado no município de Vila Bela da Santíssima Trindade, é uma das áreas protegidas em discussão. No território boliviano, a área está localizado no Departamento de Santa Cruz e é internacionalmente reconhecido por ser patrimônio da Unesco, mas principalmente por abrigar atividades de turismo de aventuras, como rapel e trilhas. Na parte mato-grossense do parque, situa-se a Cachoeira Jatobá, mais alta do estado, com 240 metros.
O encontro na Bolívia tem o objetivo de estreitar laços entre os estados membros da Zicosur para viabilizar políticas conjuntas, ou seja, acordos entre os países, de incentivo ao comércio e ao turismo, além daquelas que busquem a preservação do meio ambiente.
Além do Brasil e da Bolívia, compõem a Zicosur províncias, departamentos e estados do Peru, Chile, Paraguai e Argentina.