PUBLICIDADE

Redução do duodécimo não é apoiada pela Mesa Diretora da Assembleia

PUBLICIDADE

Ainda a ser apresentada pelo líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Wilson Santos (PSDB), a proposta de redução da porcentagem da Receita Corrente Líquida (RCL) do Estado que serve como base para o cálculo do duodécimo do Parlamento não deve ter apoio da Mesa Diretora do Legislativo. Para o presidente da Casa, Guilherme Maluf (PSDB), a “redução está mais para discurso político do que uma política efetiva de controle ou eficiência de gastos”.

O problema, na avaliação, de Maluf é que a proposta de Wilson não estaria levando em consideração um planejamento financeiro para o futuro da Assembleia. De acordo com o presidente, há investimentos previstos no Parlamento que poderiam vir a ser prejudicados com a falta de dinheiro, caso a medida seja colocada em prática.

Wilson, por sua vez, sustenta que, ao longo de 2015, a Assembleia já deu inúmeros exemplos de que não precisa de todo o dinheiro que recebe. Na lista estaria, por exemplo, a devolução de R$ 20 milhões que já foi feita pelo Legislativo para que o Executivo adquira ambulâncias que devem ser distribuídas aos 141 municípios.

Para Maluf, uma boa gestão da verba que é destinada à Assembleia, inclusive, com a realização de novas parcerias com o Executivo (a exemplo do caso das ambulâncias) seria uma melhor alternativa. A ideia também é defendida pelo deputado estadual Oscar Bezerra (PSB), que chegou a sugerir ao líder do governo uma articulação no sentido de transformar toda a economia feita no Legislativo em emendas parlamentares, ou seja, investimentos em obras que seriam indicadas pelos deputados.

“Com uma boa interlocução do líder com o governador, nós podemos fazer essa economia para investimentos na ponta e valorizando os deputados que estão aqui cumprindo um papel que, muitas vezes, o Executivo tem dificuldades de cumprir”, defendeu da tribuna o socialista.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE