A prefeitura de Lucas do Rio Verde baixou pacote de medidas que visam a redução de despesas. Há cortes de diárias e dos adiantamentos de viagens, participação em cursos, seminários e congressos, contingenciamento de combustível, despesas com material gráfico, alteração de horários e suspensão de novas contratações.
Também será feito o contigenciamento de despesas com energia elétrica, água e telefone, com coffee break, com locação de veículos e máquinas, com gráficas e materiais de expedientes e com investimentos em novas obras e reformas, com exceção do que é necessário para a saúde e educação.
O horário de funcionamento dos prédios públicos foi reduzido. A partir de 3 de novembro, o horário de atendimento na prefeitura, Procon, Junta Militar, Central de Identificação, Cras, Creas e Casa dos Conselhos será das 7h às 13h.Nas secretarias de Saúde e Educação não houve alterações.
A secretária municipal de Finanças e Orçamento e interina de Planejamento e Gestão, Maria Rossato, disse que a ação é necessária para tentar reduzir as dificuldades financeiras que Lucas do Rio Verde, como todos os municípios, vem enfrentando. Houve queda considerável na arrecadação. De janeiro a agosto, sãomais de R$ 11 milhões em relação a previsão. Com este ritmo, o ano vai fechar com R$ 22 milhões a menos do que estava previsto no orçamento.
“A arrecadação se manteve no mesmo valor do ano passado, e para municípios que crescem de 10% a 12% ao ano, como o nosso, não acompanham a parte financeira, por isso há esta dificuldade. Outro fator, foi alguns repasses do governo federal, como compensação de exportação de mercadorias, que no ano passado e nem esse ano recebemos. São valores que fazem falta no fechamento das contas”, disse, através da assessoria.
Maria Rossato disse que os cortes representam “uma forma que o município está buscando para tentar conseguir fazer o fechamento das contas, manter os salários dos servidores em dia, principalmente em dezembro que tem décimo terceiro, férias e rescisões contratuais. A administração municipal procura trabalhar de uma forma que não atinja tanto o nosso fornecedor e o funcionalismo, para que todos recebam em dia como sempre foi feito no município”, acrescentou, através da assessoria.