A interiorização da Assembleia Legislativa começa a ser colocada em prática a partir dessa semana, com a disponibilização à população da região Oeste, em Comodoro, nesta sexta-feira (25) apresentando os serviços prestados. A medida faz parte do plano de trabalho do presidente Guilherme Maluf (PSDB). A “Assembleia Itinerante – valorizando o legislativo”, visa aproximar o parlamento da sociedade.
Os deputados estaduais vão ouvir as demandas da população nas áreas de segurança, saúde, educação, dentre outras.
O projeto contará com sessão especial na Câmara Municipal para a discussão de temas importantes para o município, palestras, atendimento do Espaço Cidadania e apresentações artísticas de talentos regionais.
A segunda edição do projeto acontecerá em Rondonópolis, ainda sem data definida.
“Queremos aproximar a Assembleia Legislativa da sociedade, e uma das formas é indo até o cidadão. Vamos levar o Espaço Cidadania que oferecemos, para a emissão de documentos, e também discutir projetos que podem ser importantes para a própria Câmara Municipal, e falar sobre nosso projeto de ampliação da participação popular nas discussões, para criar a Comissão de Legislação Participativa”, disse Maluf.
Em Comorodo, a programação prevê que os deputados realizam atendimentos das demandas locais nos gabinetes itinerantes, das 8h às 12h. No período da tarde, até às 16h, o Espaço Cidadania oferece atendimento à sociedade com a possibilidade de confecção de documentos como carteira de identidade, de trabalho, orientações jurídicas por meio da Defensoria e posto de atendimento do Detran para tirar duvidas e obter documentos do órgão.
Também haverá palestras em que serão debatidos a democracia participativa, o orçamento impositivo no âmbito municipal, fim do voto secreto em todos os poderes e municípios, ficha limpa para cargos de confiança na administração pública municipal e criação da comissão anticorrupção.
O evento contará também com ações de cidadania, como espaço de beleza, saúde, cultura, esporte e lazer para a população, tudo de forma gratuita.
A informação é da assessoria.