Depois de uma extensa “novela”, a prefeita em exercício, Rosana Martinelli (PSB), sancionou a lei que tomba o ginásio de esportes Benedito Santiago como patrimônio histórico e cultural do município. Agora, a lei será encaminhada ao Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional que registrará o tombamento.
Conforme Só Notícias já informou, o prefeito Juarez Costa (PMDB) chegou a vetar o projeto de tombamento, porém, voltou atrás em sua decisão. O veto nem chegou a ir ao plenário para análise dos vereadores. Isso porque, antes, ainda recebeu parecer contrário do departamento jurídico da câmara, que apontou que as fundamentações e argumentações do Poder Executivo não prosperaram.
O documento também foi analisado pela Comissão de Justiça e Redação. O presidente substituto, Carlão (PSD), e o membro Cláudio Santos (DEM) votaram com o departamento jurídico da câmara e também emitiram parecer contrário ao veto do prefeito.
O projeto foi proposto pelo vereador Wollgran Araújo (DEM) após rumores de que a prefeitura pretendia demolir o ginásio para reconstruir, em seu lugar, o prédio histórico denominado “Colonial”. A matéria foi aprovada na câmara por unanimidade.