O senador José Medeiros (PPS) manifestou apoio ao projeto de lei de autoria do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) que cria incentivos tributários para empresas produtoras ou distribuidoras de água de reuso. O projeto está em análise na Comissão de Constituição e Justiça, onde será relatado pelo senador mato-grossense.
Em pronunciamento, o senador lembrou que o Brasil passa por uma crise hídrica, que ganhou mais destaque depois que cidades de grande contingente populacional foram atingidas, como São Paulo, por exemplo. José Medeiros observou, no entanto, que até mesmo regiões com pouca probabilidade de passarem por estiagem estão agora na iminência de sofrerem com a falta d’água.
“Neste ano, a estiagem e o aumento do consumo levaram o sistema ao limite e o resultado é o risco iminente de falta de água em várias regiões do Brasil, incluindo o meu estado, Mato Grosso, que não está livre de medidas de racionamento. Grande parte de meus conterrâneos não imaginam que existam municípios mato-grossenses à beira de um colapso no abastecimento de água”.