Os governadores Geraldo Alckmin (São Paulo), Beto Richa (Paraná), Reinaldo Azambuja (Mato Grosso do Sul), Simão Jatene (Pará) e Marconi Perillo (Goiás) confirmaram presença no ato de filiação do governador de Mato Grosso, Pedro Taques, ao PSDB. A informação foi confirmada, agora há pouco, ao Só Notícias, pelo presidente do partido em Mato Grosso, deputado federal Nilson Leitão.
A articulação pela vinda dos governadores tucanos foi realizada pelo próprio Leitão, desde o último domingo. Hoje, ele recebeu a confirmação da vinda a Mato Grosso dos gestores estaduais. “Isso mostra o prestígio com o qual Pedro Taques entra no partido, uma expressiva liderança nacional”.
O evento será realizado, no sábado (29), a partir das 8h, no auditório de um hotel, na capital. O ato de filiação será comandado pelo presidente da executiva nacional do partido, senador Aécio Neves, e também deve contar com outras lideranças da legenda tucana como o senador Aloysio Nunes Ferreira.
Ainda não há confirmação se o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, virá. Além dos tucanos, já confirmaram presença os senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Ana Amélia (PP-RS), outros quatro parlamentares de outros partidos também devem participar do evento.
O anúncio de Taques no PSDB foi feito pelo próprio Aécio Neves, na terça-feira da semana passada, em Brasília. “Depois de inúmeras conversas e convites feitos por mim, pelo ex-presidente Fernando Henrique e vários líderes políticos, quero anunciar a filiação do governador de Mato Grosso, Pedro Taques. Em muito pouco tempo no Senado, mostrou sua qualidade intelectual e extraordinária coragem para defender suas posições, muitas vezes em dissonância daquilo que o seu partido orientava. É uma grande conquista para o nosso partido. Taques é líder político muito respeitado por sua honradez, ética. É um governador que está inovando na gestão pública. É um reforço de altíssima qualidade".