A oitiva do ex-secretário de Estado de Saúde e ex-deputado federal, Pedro Henry, ficou agendada para o dia 1º de setembro. Ele prestará depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as Organizações Sociais de Saúde (OSS). A CPI já encaminhou o pedido e aguarda a decisão jurídica, tendo em vista que ele está cumprindo pena em regime semiaberto com o uso de tornozeleira.
O presidente da comissão, deputado estadual Leonardo Albuquerque (PDT), informou que, amanhã, os parlamentares membros da CPI vão se reunir internamente para discutir os andamentos referentes a oitiva com o ex-secretário. Ele destacou que o depoimento de Henry será de fundamental importância para dar sequência aos trabalhos da comissão, uma vez que ele foi idealizador e responsável pela implantação do modelo de gestão.
O deputado ponderou que além de apurar e responsabilizar os responsáveis por qualquer desvio, a CPI vai auxiliar o Governo do Estado na escolha de um modelo de gestão melhor, para a saúde pública de Mato Grosso. “Não podemos discutir apenas a responsabilização, mas investigar o mau uso do recurso e apontar solução para que tenhamos avanço nesta área”.
A CPI das OSS já ouviu as servidoras da Secretaria de Estado de Saúde, membros da Comissão Permanente de Contratos de Gestão, Eterna Mariza Montalvão e Gleids Duarte Martins de Souza; o ex-secretário adjunto de Administração Sistêmica da SES, Marcos Rogério Lima; o ex-secretário de Estado de Saúde, Vander Fernandes; a professora doutora em OSS, Salli Baggenstoss; membros do Conselho Estadual de Saúde e a secretária-geral de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Maria Aparecida Rodrigues de Oliveira.