O deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR) cobrou esclarecimentos da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) sobre o projeto "Vale Luz", implantado através da Lei 9.560/2011, com o objetivo de instituir a troca de materiais recicláveis por cupons de desconto na conta de energia elétrica. “Estamos solicitando informação sobre a implantação e o andamento do projeto em Mato Grosso, bem como as parcerias realizadas. Estamos preocupados com os resultados alcançados. Enfim, qual a real situação em que se encontra este benefício social?”, questiona o deputado.
O Vale Luz foi criado para ajudar na preservação do meio ambiente, com estímulo à geração de renda. Segundo informações divulgadas na imprensa foram implantados postos de recolhimento na Região Metropolitana de Cuiabá, bem como a realização de palestras em escolas e associações, através da revistinha do Vale Luz.
Além do abatimento no valor da conta de energia elétrica ou por produtos da rede conveniada, o governo do estado recebeu também a adesão da empresa Maxvinil e da Preformax quando passou a coletar também o óleo de cozinha usado nos postos do projeto.
Cerca de 80 toneladas de lixo já foram reaproveitadas por meio da ação, evitando que estes detritos fossem parar em aterros sanitários ou mesmo em rios e córregos do estado. Vários condomínios, órgãos públicos e empresas participam da iniciativa.
O projeto social recebe apoio da Rede Cemat/Energisa, Associação Criança Feliz (Acrife), Bioterra Empresa de Reciclagem, Maxvinil e Preformax.