Em palestra aos alunos de uma faculdade, de Araputanga, ontem à noite, o governador Pedro Taques falou sobre os desafios de gerir a máquina pública em uma perspectiva de transformação. Entre as ações destacadas pelo chefe do executivo estadual estão corte de gastos e combate à corrupção para, assim, aumentar os investimentos em obras e ações e melhorar a qualidade de vida da população.
Com um público de aproximadamente mil pessoas, Taques explanou as ações do governo frente à crise pala qual passa o Brasil. Apesar de Mato Grosso ainda não ser abalado fortemente por conta da força econômica do agronegócio, disse o governador, os efeitos da crise já são sentidos no Estado, como por exemplo o fechamento de quatro mil vagas de empregos nos frigoríficos.
Entre as medidas adotadas para economizar, o governador ressaltou a revisão de todos os contratos do governo. "Só em um contrato da Secretaria de Infraestrutura [Sinfra] nós conseguimos economizar R$ 180 milhões. Dinheiro que muitas vezes falta para a saúde, educação e pavimentação de novas rodovias". Aliado a isso está o trabalho de combate à corrupção, que também está sendo realizado junto aos servidores do Estado, cerca de 90 mil, lembrou Taques. "Se pegarmos alguns desses agentes públicos agindo de forma irregular, buscaremos severas punições".
Na oportunidade, o prefeito de Araputanga, Sidney Salomé, solicitou ao governador auxílio para a construção do Distrito Industrial do município, além de um convênio para a construção de dois poços artesianos e um reservatório, para resolver o problema de abastecimento. Salomé ainda pediu a pavimentação de 1,5 km para que um frigorífico da cidade consiga expandir a produção diária e gerar mais empregos. "O município de Araputanga está alegre com a visita do governador e sua comitiva, também esperamos que possa nos ajudar com essas questões".
O evento contou com a participação dos secretários Eduardo Chiletto (Cidades) e Marcelo Duarte (Infraestrutura). Também estavam presentes o deputado federal Ezequiel Fonseca e os deputados estaduais Leonardo Albuquerque e Wancley Carvalho.