O deputado estadual Pery Taborelli (PV) protocolou, no Ministério Público Estadual (MPE), denúncia contra os ex-secretários de estaduais de Educação, Ságuas Moraes e Rosa Neide, ambos do PT pedindo que sejam apuradas suspeitas de irregularidades nos cadastros escolares de alunos, no “período em que ocorreram as supostas matrículas”. Taborelli lembra que Saguas esteve à frente da pasta no período de 07 de maio de 2007 a 09 de agosto de 2013, sendo substituído por sua correligionária, Rosa Neide, de agosto de 2013 a dezembro de 2014, razão pela deve ser realizada a investigação.
O deputado que em caso de comprovação de irregularidades nas gestões, seja oferecida denúncia judicial por improbidade administrativa. Na sessão ordinária da Assembleia, na quarta-feira, o parlamentar apresentou requerimento de convocação ao deputado federal Ságuas Moraes e a servidora Rosa Neide para prestarem esclarecimentos à Assembleia Legislativa enquanto órgão fiscalizador. A data das oitivas deve ser definida nos próximos dias.
O deputado mencionou a situação em que vive “mergulhada” a Educação em Mato Grosso e da constatação, pela atual gestão, de “alunos fantasmas” na rede estadual de ensino. Uma auditoria realizada pelo Estado identificou cerca de 10 mil alunos, em pelo menos 30 escolas públicas. A assessoria do deputado aponta que “cerca de R$ 2,5 milhões foram desviados dos cofres públicos” e é preciso identificar quem são os responsáveis. As irregularidades foram encontradas em matrículas realizadas nas escolas de Cuiabá, Várzea Grande, região metropolitana da capital, Nova Xavantina, Tapurah, Confresa, Água Boa, Matupá e Juara.