O prefeito Juarez Costa (PMDB) está perdendo o apoio político da vereadora Neiva da Alvorada, que voltará a ser suplente após manobra política de mandar o secretário de Administração, Nevaldir Graf, o “Ticha”, reassumir a vaga, na câmara, que estava sendo ocupada por Neiva. “Vinha trabalhando com seriedade. Sempre fui a mesma pessoa. Demonstra que o grupo não deu importância a isso. De uma hora para outra não sou mais do agrado, mesmo sendo a única mulher na câmara. É uma decisão do prefeito”, afirmou, ao Só Notícias. A manobra gerou descontentamento e Neiva deve deixar o grupo político de Juarez. “Não tem motivo para continuar até porque a decisão do prefeito demonstra que ele não me quer no grupo. Se fosse o contrário, eu não teria sido ‘chutada’ desta forma. Não me sentiria confortável continuando. Agradeço a todos os vereadores do PMDB, mas é um direito meu de mudar. Porém, por enquanto, permaneço como suplente", afirmou.
A decisão de Ticha voltar à câmara teria começado com o pedido para que o também suplente Jonas Henrique de Lima (PMDB) assumisse a vaga de Neiva por alguns meses. Neiva teria se recusado a fazer o rodízio imediatamente, uma vez que haveria um acordo para que se mantivesse no legislativo durante todo o mandato. “De qualquer forma, não era uma resposta negativa para o futuro. Eu pedi um tempo, cerca de dois meses, para concluir alguns trabalhos. O prefeito achou que tinha que ser naquele exato momento. Houve resistência e pressão. A ameaça era de que se eu não cedesse, o Ticha voltaria para sua vaga”, detalhou.
Segundo Neiva, alguns partidos já sinalizaram com convites, porém a decisão deve sair posteriormente. “Tenho até setembro para mudar, sem perder o meu mandato de suplente. Tive convites, mas não me reuni com ninguém ainda. Vou avaliar o que é bom, não para mim, mas para Sinop. Vou procurar um grupo onde haja respaldo para trabalhar pela sociedade. Bola para frente. Continuarei na política e serei candidata no ano que vem. Se Deus quiser, vou conquistar minha vaga”, revelou.
Conforme Só Notícias já informou, a prefeitura publicou a exoneração de Ticha no Diário Oficial dos Municípios, que circulou ontem. Ele assumiu a secretaria poucos meses depois de ter sido reeleito vereador com 1.488 votos. Ainda não foi divulgado um nome para o cargo de gestor da pasta de Administração.
Este ano, Ademir Bortoli (PMDB) e Francisco Specian (PMDB), também deixaram as secretarias de Governo e Saúde, respectivamente, para reassumirem seus mandatos como vereadores. Ambos decidiram retornar ao Legislativo em abril. Com isso, Roberto Trevisan, o “Betão” (PMDB), e Jonas Henrique de Lima (PMDB) deixaram a casa. Betão, no entanto, assumiu o lugar de Bortoli e, atualmente, chefia a Secretaria de Governo. Para a chefia da Secretaria de Saúde foi nomeado Manoelito Rodrigues, ex-interventor do Hospital Regional.
Outro lado
Só Notícias tentou contato como o secretário de Comunicação da prefeitura, José Pedro Serafini, para que o prefeito Juarez Costa se manifestasse sobre o posicionamento de Neiva. No entanto, o celular estava desligado. Em mensagem enviada, posteriormente, o secretário informou que está de férias e explicou que está em um local onde não há sinal de celular.