Apesar da garantia de que a deputada estadual Janaina Riva (PSD) pedirá vista do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2016, o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Wilson Santos (PSDB), sustenta que a demora na aprovação da mensagem não afeta mais a programação do Poder Executivo em relação ao orçamento do próximo ano.
De acordo com o tucano, o governo já vem trabalhando na elaboração do Plano Plurianual (PPA) e da Lei Orçamentária Anual (LOA) com base no texto do substitutivo integral ao projeto da LDO acordado entre os parlamentares há duas semanas.
"Essas duas emendas do deputado Zeca Viana (PDT) e as possíveis emendas que a deputada Janaina Riva (PSD) apresentar em nada mudam o texto base da LDO. O principal já foi discutido entre os deputados e com participação da equipe técnica do governo, então o governo já tem o que precisa para continuar", explica Wilson, segundo quem tanto o PPA quanto a LOA já têm data para chegar ao Parlamento, respectivamente, 28 de agosto e 30 de setembro.
Quanto à LDO, para ser aprovada, precisará passar mais uma vez pelas comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária, devido à apresentação de duas emendas de Zeca, trâmite que possivelmente será repetido mais uma vez, quando das alterações eventualmente sugeridas por Janaina.