PUBLICIDADE

CGU seleciona município do Nortão para fiscalização de recursos federais

PUBLICIDADE

Porto dos Gaúchos é o único município de Mato Grosso que tem recursos federais sendo fiscalizados pela Controladoria Geral da União (CGU), no Programa de Fiscalização por Sorteios Públicos, uma iniciativa do governo federal, que visa inibir a corrupção entre gestores de qualquer esfera da administração pública, por meio de sorteio. Outras 59 cidades do país até 500 mil habitantes (com exceção das capitais estaduais) estão sob o mesmo crivo dos auditores. O relatório só deve ser apresentado ano que vem.

Os auditores examinam contas e documentos, além de inspeção pessoal e física das obras e serviços em realização. Durante os trabalhos, o contato com a população, diretamente ou através dos conselhos comunitários e outras entidades organizadas, estimula os cidadãos a participarem do controle da aplicação dos recursos oriundos dos tributos que lhes são cobrados.

Em 2014, a CGU deu continuidade ao Programa de Fiscalização por Sorteios Públicos, o qual se encontra na 39ª edição, com 2.144 municípios sorteados, correspondendo a 38% do total de municípios brasileiros, e englobando recursos públicos federais superiores ao montante de R$ 21 bilhões.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE