PUBLICIDADE

Prefeito tem contas aprovadas mas é multado no Nortão

PUBLICIDADE

O Tribunal de Contas do Estado julgou regulares com recomendações e determinações legais as contas anuais de gestão da prefeitura de Marcelândia. A decisão foi tomada durante a sessão plenária, com base no voto do relator, conselheiro Antônio Joaquim. Inicialmente, foram apontadas algumas impropriedades pela equipe de auditoria, tais como a inexistência de acompanhamento e fiscalização da execução contratual dos Termos Aditivos aos Contratos 31/2013 e 34/2011.

Em sua defesa, o prefeito Arnóbio Vieira de Andrade, expôs que Edital do Termo de Parceria havia a previsão de criação de uma Comissão de Avaliação. Contudo, a criação dela não foi localizada, realçando que o certame foi analisado pelo TCE-MT sem nenhum apontamento sobre a falta de fiscal. Acrescentou, igualmente, que considerou desnecessária a designação de um fiscal, uma vez que no edital não havia essa previsão.

Em seu voto, o relator pontuou que a designação do fiscal de contrato é uma obrigação prevista no artigo 67 da Lei 8.66/93, ou seja, "decorre de lei, não sendo facultado ao gestor decidir quanto a sua inclusão ou não no edital para o cumprimento". Portanto, complementou o conselheiro, "independentemente de previsão editalícia, o gestor deveria ter nomeado um representante da Administração para efetuar a fiscalização da sua execução e, por consequência, resguardar o erário de possíveis danos".

Assim, multou o gestor em 22 UPF, determinando à atual gestão que designe servidor para a fiscalização de cada contrato firmado. Igualmente, penalizou o contador Célio Félix de Souza em 11 UPF por registros contábeis incorretos sobre fatos relevantes, implicando na inconsistência dos demonstrativos contábeis.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE