O governador Pedro Taques (PDT) pediu a ajuda do presidente da Câmara Federal, deputado Eduardo Cunha, para que o governo federal pague o que deve a Mato Grosso. São R$ 400 milhões de dívida do Fundo Financeiro para Fomento das Exportações (FEX) e R$ 900 milhões da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O pedido foi realizado, esta manhã, em Cuiabá, durante da abertura da 10ª edição do Circuito Aprosoja.
O governador defendeu a necessidade de o Brasil colaborar mais com o Estado. “Mato Grosso ajuda muito o Brasil e o Brasil precisa ajudar mais o Mato Grosso”. Cunha, por sua vez, se comprometeu em tentar auxiliar no pleito.
Em seu discurso, o deputado Eduardo Cunha foi taxativo ao afirmar que graças ao agronegócio o Brasil não vive hoje uma crise política e econômica profunda. “Nós assistimos que o agronegócio tem sido uma mola propulsora. É o nosso papel ser facilitador das ações que permitam aos que trabalham continuar trabalhando cada dia mais e melhor. Tem três coisas que precisamos discutir quando falamos de agricultura: tecnologia, infraestrutura e crédito. Sem elas não vamos conseguir crescer cada vez mais”.
Segundo o deputado, é necessário que o Congresso Nacional enfrente os temas polêmicos. Um deles é o Projeto Lei da Terceirização (4.330/2.004), que agora está sendo apreciado no Senado. “Tem gente que acha que esse projeto vai tirar os direitos dos trabalhadores, quando na verdade ele é um instrumento de segurança jurídica para os trabalhadores”.